Product Designer

Redesign UI

Sofisa Direto - Home page em área logada.

Contexto do produto

Em meio a muitas opções no mercado financeiro, o Sofisa tenta se destacar de seus concorrentes oferecendo uma conta bancária digital

com carteira de investimento.

O produto é bem variado, o usuário tem opções como a compra de fundos de investimentos em ações, empréstimos com garantias de

imóvel, CDB’s e renda fixa, LCAS e LCI’s. Tudo isso em uma plataforma web no desktop e App, onde é possível fazer simulações de investimentos e até mesmo descobrir o seu perfil de investidor.

A principal dor que esse produto procura resolver é entregar para o usuário boas opções de investimento, de forma simples e segura,

com informações que ajudem no processo de decisão de compra ou venda de ativos, através de um sistema chancelado por uma instituição com 59 anos de tradição.

Página atual do Sofisa

Pontos de melhoria

1 - O banner de propaganda ocupa mais espaço do que a área dedicada ao saldo da conta.

2 - Recursos muito importantes como transferências e pagamentos, ficam ocultos em outros menus, não há um acesso rápido para essas funcões.

3 - A informação sobre os dados da conta me parece visualmente perdida onde ela está posicionada.

4 - Um dos recursos mais interessantes e diferenciais do produto é a Rota Financeira, porém esse recurso fica oculto em outras áreas do site e é

bem difícil de encontrar na versão desktop.

5 - Falta informações na home do site, mas podemos observar vários espaços vazios no corpo da página.

6 - O cheque especial está vinculado ao valor disponível em conta, mas os valores aparecem em boxes diferentes.

7 - A informação sobre o rendimento dos fundos não é exibida logo de cara e nem é contextualizada.

Na minha visão, o ponto 7 é o que merece mais atenção, pois na tela inicial não é possível ver as informações de rendimento dos fundos adquiridos.

Mesmo avançando no fluxo do botão “CONSULTAR”, na página inicial no box de investimentos, em nenhum momento é mostrado a rentabilidade do fundo no período contratado e nem a própria série histórica do fundo, tampouco existem comparações com parâmetros de mercado, como por exemplo o índice Ibovespa.

Tudo isso dificulta a tomada de decisão dos usuários para a compra e venda de ativos, sendo necessário buscar tais informações no Google ou em outros portais de investimento.

O Sofisa é um produto que tem uma vasta gama de variabilidade de soluções, o que é bom para seus usuários.

Porém, ao ponto que se aumenta muito o número de soluções, o produto deixa de entregar informações básicas de forma rápida e eficaz, que ajudem os clientes a tomarem suas decisões no mercado financeiro de maneira assertiva.

Versão final

Indo de encontro com o objetivo principal da página inicial, a ideia foi desenhar uma nova home que deixa em destaque as informações básicas sobre a conta corrente, além de informar de maneira rápida a situação dos investimentos realizados pelo usuário.

Vídeo simulação da página

- O saldo em conta foi reposicionado, obtendo mais destaque dentro da página.

- A informação sobre o saque especial foi posicionada logo abaixo da conta corrente, pois o valor do saque especial está vinculado aos valores presentes em conta.

- Passei os dados referentes aos investimentos para a página principal, mas para economizar espaço, eles ficarão ocultos em um menu retrátil na aba de investimentos, para que a página não fique cheia de informações logo no primeiro momento.

- Passei os dados referentes aos investimentos para a página principal, mas para economizar espaço, eles ficarão ocultos em um menu retrátil na aba de investimentos, para que a página não fique cheia de informações logo no primeiro momento.

- Ao clicar em “EXIBIR DETALHES” é possível encontrar informações sobre o fundo de investimento adquirido, a rentabilidade nos últimos meses e os dados da série histórica.

Também é possível comparar com índices de mercado e até mesmo com os outros fundos que o usuário possua no Sofisa.

Comparação entre as versões 

Versão atual

Proposta

Proxímos passos

O projeto que você acabou de ver, fez parte de um processo seletivo para uma posição de Product Designer, com um escopo fechado e um tempo fixo de projeto, esse fatores foram limitantes para a quantidade de vias possíveis para exploração no projeto.

No meu entendimento, as alterações propostas nesse projeto são, em sua maioria, ligadas à questões de usabilidade e arranjo de informações para os usuários. Por essa razão, é necessário saber qual a expectativa dos usuários ao acessar a Home do site quais as informações de maior valor nesse momento. Assim projetar a melhor solução do ponto de vista de usabilidade.

Considerando um tempo abil para a construção e validação do projeto, eu dividiria as etapas da seguinte forma:

- Pesquisa com os usuário 
O primeiro ponto consiste em analisar como os usuários interagem com a interface atual através de testes de usabilidade, guiados por pedidos de execução de uma tarefa simples, como por exemplo olhar o saldo da conta ou checar os dados e rendimentos de um fundo.  

- Desenvolvimento
Após a coleta desses dados, será necessário analisar e estudar os resultados dos testes, mapear todos os pontos críticos da experiência e analisar os insights captados na pesquisa para saber quais informações são as mais vitais para o cliente na página.Após analisar os dados, será construída uma nova interface com base no novo estudo.    
  
- Teste A/B
Com a nova versão da interface pronta, será executado um novo teste com um pequeno número de usuários do app, mas dessa vez confrontando a versão implementada na página contra a nova proposta.

 
- Avaliação através de métricas
Por último, postar a versão melhorada e avaliaremos mais uma vez se os usuários estão conseguindo executar as tarefas com sucesso. Mas dessa vez, avaliaremos esse sucesso através de métricas e dados da plataforma. Exemplo: a taxa de abertura dos dados do fundo de investimento, antes e depois das alterações propostas. Por último, confrontaremos os dados das duas versões  para comprovar qual das versões é a mais eficiente.

Aprendizados

O desafio que me foi passado para esse projeto foi a reformulação de uma interface web, identificando uma dor dos usuários referência a interface visual, explicando o porquê e das minhas propostas. Na miha opnião, o principal ponto do projeto é pensar a razão pela qual as pessoas investem e partir disso desenvolver a plataforma de acordo com esses interesses.
No Brasil hoje, existem muitas opções de plataformas para investidores do mercado financeiro, é necessário estar atento as oportunidades e as reais necessidades dos usuários para desenvolver produtos lucrativos e competitivos.

Projeto de estudo realizado durante um processo seletivo para Product Designer, o projeto foi executado em 4 dias.
Papel: Product Designer

mockup11.png